top of page

O que faz um psicanalista e sua diferença do psiquiatra e psicólogo

Apesar de ter pontos semelhantes com a psiquiatria e a psicologia, a psicanálise é uma área independente.

O que faz um psicanalista e sua diferença do psiquiatra e psicólogo

Psiquiatras são médicos com especialização em psiquiatria. Em linhas gerais, a psiquiatria estuda aspectos fisiológicos e bioquímicos para identificar e diagnosticar doenças como depressão, compulsão alimentar, esquizofrenia e outros transtornos. Diferentemente dos psicanalistas e dos psicólogos, prescrevem medicamentos. Mas não se aprofundam nos aspectos socioculturais que envolvem a vida do paciente.

Psicólogos são profissionais graduados em psicologia. Utilizam diversas técnicas para lidar com problemas que atingem o comportamento e os processos mentais, incluindo os emocionais. Possuem a competência privativa de utilizar métodos e técnicas psicológicas previstas em lei, como os testes psicológicos.

Psicanalistas possuem formação em psicanálise (análise, teoria e supervisão), que foi desenvolvida a partir dos estudos do neurologista Sigmund Freud.

A psicanálise parte do princípio de que o inconsciente influencia nossa vida mental. O paciente expõe suas emoções e ideias sem censura e, através da análise do seu discurso, sem críticas ou julgamentos, o psicanalista poderá provocar questionamentos que permitam ao paciente entrar em contato com suas defesas e emoções reprimidas.

Esse contato com seu inconsciente leva o paciente a explorar as causas de suas angústias, medos, depressões, ansiedades e outras questões que influenciam os seus relacionamentos, escolhas profissionais e sua vida como um todo.

Apesar de ter pontos semelhantes com a psiquiatria e a psicologia, a psicanálise é uma área independente. Há psicanalistas graduados em diversas áreas, por isso nem todo psicanalista é psicólogo. Como também, nem todo psicólogo é psicanalista.

bottom of page