Luto
O luto é um processo de elaboração de uma perda daquilo que tem um valor afetivo para o indivíduo.
Associamos o luto à morte. Mas, na verdade, o luto é um processo de elaboração de uma perda daquilo que tem um valor afetivo para o indivíduo.
Não importa o tipo de perda. Pode ser de um ente querido, de um animal de estimação, de um relacionamento, de um emprego...
Sabemos que a morte é compreendida por cada um de modo particular. Mas, independentemente disso, o luto não pode ser evitado.
Vivemos em uma sociedade em que tudo é esquecido muito rapidamente, onde os fatos ocorrem de forma desenfreada e são escanteados com muita rapidez.
Mas não há um tempo determinado para o luto, por isso não é algo a ser encarado de modo imediatista.
O luto envolve lidar com frustração, negação, tristeza, raiva etc. No entanto, ele é um processo natural e faz parte da existência humana.
Há casos em que o processo de luto pode não ser inteiramente vivenciado pelo indivíduo, o que pode resultar em um quadro patológico como o da melancolia.
Nesse sentido, a escuta psicanalítica pode ser um valioso auxiliar para enfrentar o processo, porque ela considera aspectos que envolvem a subjetividade do enlutado, inclusive a forma como ele vivencia perdas.