Frase Psicanalítica | Caetano Veloso
Existe a chamada normalidade?
"De perto, ninguém é normal."
A “psicanalítica” frase de Caetano traz uma reflexão: existe a chamada normalidade?
Sabemos que todas as culturas exigem que seus indivíduos sigam padrões de normalidade. Esses padrões estão inseridos no ordenamento jurídico, nas tradições, nos valores morais e religiosos etc.
Mas também é sabido que sempre existiram resistências ou alternativas ao que é colocado como “normal”. Como também muitos indivíduos, ao longo da história, foram retirados do convívio social por serem considerados “anormais”.
No livro História da Loucura, o filósofo Michel Foucault mostra que existiram muitos grupos que, desde a Idade Média, foram considerados fora da normalidade. E não foram só os ditos “loucos”, mas leprosos, portadores de “doenças venéreas”, epilépticos, bruxas, mendigos, desempregados, mágicos… Muitos desses foram condenados à morte ou morreram na prisão.
Atualmente, criamos outras terminologias e desenvolvemos novas tecnologias para lidar com o que não é considerado “normal”. Mas não será tratando o ser humano como previsível, classificando-o em categorias objetivas, calando sua voz, abafando a sua singularidade que iremos esconder o que continua evidente: normalidade é algo relativo.